QUESTIONÁRIO
Perguntas vão desde a preparação para a prova até a logística de deslocamento ao local de aplicação
8 de março de 2024
Portal GCMAIS
Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até esta sexta-feira (8) para responder a pesquisa “Participação dos Estudantes no Enem 2023”. A partir dos resultados do levantamento, será possível mapear os motivos que levam à abstenção e, assim, modificar a logística do exame para as próximas edições.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre as causas listadas pelo questionário, estão: chegar atrasado no local de prova devido às dificuldades com o transporte ou pela distância; local de aplicação não tinha conforto suficiente; problemas de saúde; dificuldade para acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição; entre outros. Também serão mensuradas as expectativas dos estudantes para o ensino superior.
O questionário foi enviado por e-mail, no dia 27 de fevereiro, para todos os inscritos no Enem 2023. Ao finalizar a pesquisa, o participante não poderá acessar a ferramenta novamente. O link para participação é pessoal e intransferível.
Passo a passo da pesquisa sobre Enem 2023
• Todos os inscritos receberam o link da pesquisa por e-mail;
• Antes de iniciar o processo, o participante precisa verificar seus dados e responder à seguinte pergunta: “Você deseja participar da pesquisa ‘Participação dos Estudantes no Enem 2023’?”;
• Ao assinalar “SIM”, o estudante dará sequência ao questionário;
• Após enviar as respostas, o participante não poderá responder novamente às questões nem acessar a ferramenta;
• O link para participação é pessoal e intransferível.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Leia também | UFC lidera no Norte-Nordeste em ranking internacional com 514 cientistas entre os melhores do mundo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.