Categories: EconomiaPRINCIPAL

Mais da metade dos fortalezenses tem conta atrasada, diz Serasa

Em um cenário preocupante para a economia local, um novo levantamento divulgado pela Serasa revela que mais da metade da população de Fortaleza está com contas em atraso. Apesar dos esforços para incentivar a renegociação, muitos habitantes continuam enfrentando dificuldades para quitar suas dívidas, o que representa um desafio significativo para a estabilidade financeira da cidade.

De acordo com os dados obtidos, mais de 1,2 milhão de fortalezenses estão atualmente endividados, o que corresponde a aproximadamente 50,8% de toda a população da capital cearense. Essa parcela da população acumula uma impressionante quantia de 4,8 milhões de dívidas em aberto, totalizando um montante alarmante de R$ 6,62 bilhões.

A situação torna-se ainda mais crítica ao observar que Fortaleza é responsável por 40% de todos os casos de inadimplência no estado do Ceará, que conta com pouco mais de 3,1 milhões de pessoas endividadas.

Diante desse quadro desafiador, a Serasa Limpa Nome, em parceria com o Desenrola, lançou um mutirão de renegociação de dívidas. A iniciativa, que oferece descontos de até 96%, tem como objetivo ajudar os cidadãos a regularizarem sua situação financeira e encontrar soluções para suas pendências.

No entanto, o problema não se limita apenas à capital. Em Juazeiro do Norte e Sobral, duas das maiores cidades do interior do estado, a taxa de inadimplência também preocupa, atingindo 37% da população em ambas as localidades.

Embora esses municípios apresentem uma taxa de endividamento inferior à média estadual, que chega a cerca de 45%, os números ainda são motivo de apreensão.

A nível nacional, a situação não é diferente. Segundo a Serasa, o número de pessoas inadimplentes no Brasil aumentou no início de 2024, chegando a 72 milhões em janeiro, em comparação com os 70 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.

Estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Amapá e Amazonas também enfrentam uma proporção preocupante de pessoas inadimplentes em relação à população com as finanças em dia.

Em suma, a situação exige atenção e a implementação de medidas urgentes para reverter esse quadro desafiador e proporcionar alívio financeiro à população afetada.

redacao@seligafortal.com.br

Recent Posts

Primeiro prazo para exame toxicológico de motoristas vence neste mês

Os condutores das categorias C, D e E que têm a Carteira Nacional de Habilitação…

8 meses ago

Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa…

8 meses ago

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto com normas para a educação em tempo integral…

8 meses ago

Recebedor de pensão alimentícia pode pedir ressarcimento de imposto

Os contribuintes que receberam pensão alimentícia nos últimos cinco anos e pagaram Imposto de Renda…

8 meses ago

Em novo depoimento, Mauro Cid fala sobre joias e tentativa de golpe

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento de aproximadamente nove…

8 meses ago

IBGE: inflação oficial sobe 0,83% em fevereiro

A inflação oficial de fevereiro ficou em 0,83%, quase o dobro do mês anterior, janeiro…

9 meses ago