Receita Federal antecipa liberação do programa gerador do IR 2024

Contribuintes com conta nível prata e ouro no Portal Gov.br já podem acessar; demais terão que aguardar até sexta-feira
Imposto de Renda 2024: o que mudou e como isso impacta você
Receita Federal prevê que com essas mudanças, cerca de 4 milhões de contribuintes vão ficar dispensados de declarar Imposto de Renda neste ano. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A Receita Federal anunciou hoje a antecipação da liberação do programa gerador para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Os contribuintes que desejam adiantar o preenchimento de suas declarações terão acesso ao programa a partir desta terça-feira (12), em uma medida que visa facilitar o processo de prestação de contas com o Fisco.

Inicialmente previsto para ser disponibilizado apenas na sexta-feira (15), a antecipação do acesso ao programa gerador representa uma oportunidade para os contribuintes que desejam iniciar o processo de declaração com antecedência. No entanto, o download antecipado estará disponível apenas para os contribuintes com contas nível prata e ouro no Portal Gov.br, enquanto os demais terão que aguardar até sexta-feira para realizar o download.

José Carlos Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, destacou que essa antecipação oferece aos contribuintes a chance de revisar suas informações e, se necessário, reunir a documentação exigida com mais tempo.

O prazo oficial para a entrega da declaração do Imposto de Renda começa às 8h da próxima sexta-feira e encerra-se às 23h59min59s de 31 de maio. Este ano, a Receita Federal espera receber um total de 43 milhões de declarações, um aumento em relação às 41.151.515 entregues no ano anterior.

Vale ressaltar que a declaração deste ano traz algumas mudanças importantes. Devido ao novo limite de isenção que entrou em vigor no ano passado, os valores de rendimentos isentos e não tributáveis, assim como o patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda, foram ajustados para refletir essa atualização. No entanto, os limites de deduções permanecem inalterados.

VEJA MAIS

Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa…

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto com normas para a educação em tempo integral…

Recebedor de pensão alimentícia pode pedir ressarcimento de imposto

Os contribuintes que receberam pensão alimentícia nos últimos cinco anos e pagaram Imposto de Renda…