Centro Dragão do Mar recebe mostra artística gratuita da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes

PROGRAMAÇÃO

Programação de Dança conta com três projetos no Teatro Dragão do Mar, com acesso gratuito mediante retirada de ingressos na Bilheteria

1 de março de 2024

Portal GCMAIS

A partir desta sexta-feira (1º) até o dia 24 de março, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se transforma em palco para a 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes. O evento, que apresenta espetáculos gratuitos de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Cinema, é resultado dos projetos desenvolvidos por artistas e alunos dos Laboratórios de Criação da Escola. A entrada é franca, com limite de capacidade em cada espaço, sendo necessário retirar ingressos para as apresentações no Teatro Dragão do Mar, disponíveis uma hora antes, na bilheteria do local. Mais informações estão disponíveis no site do Centro Dragão do Mar.

Centro Dragão do Mar recebe mostra artística gratuita da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes

Foto: Divulgação

A programação de Dança conta com três projetos no Teatro Dragão do Mar, com acesso gratuito mediante retirada de ingressos na Bilheteria. No dia 1º (sexta-feira), às 19h, acontece a apresentação de “Dançarinar”, um projeto que explora o dançar solo como uma brincadeira-treino e improvisação-combate, investigando as relações entre o corpo humano e animal presentes nos reisados de Juazeiro do Norte. Em seguida, às 20h, o espetáculo “Corpo Sabedor” mergulha na corporeidade nascida da interseção entre folguedos populares cearenses e narrativas míticas. No dia 8 (sexta-feira), em celebração ao Dia da Mulher, o “Projeto Performances de Pole Dance: mulher negra e empoderamento” traz uma performance que critica os códigos patriarcais de moralidade e estética.

No campo das Artes Visuais, haverá ação no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e em frente ao Cinema do Dragão. No dia 6 (quarta-feira), às 16h, “Prolifera Protocolo Peste” revela uma travestilidade indissociável das ecologias do sertão. Já no sábado (9), a partir das 9h, “Mobiliário Nômade” reúne obras de três artistas em uma única exposição, explorando diferentes vivências e materiais.

Leia também | Rachel Sherezarade é a nova apresentadora do reality A Grande Conquista

No sábado (9), a partir das 9h, o Cinema do Dragão recebe o pitching de roteiros do Laboratório de Cinema, apresentando os roteiros cinematográficos desenvolvidos pelos alunos da Porto Iracema.

Dois espetáculos musicais estão programados para o Teatro Dragão do Mar. No dia 15 (sexta-feira), às 19h, a banda Procurando Kalu apresenta “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”, explorando uma linguagem musical friccionada à performance. No dia 22 (sexta-feira), no mesmo horário, “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo” traz composições que atravessam a consciência como mulher, brasileira e nordestina.

A programação teatral inclui diversas apresentações. No dia 22 de março (sexta-feira), às 20h, “Medalha de Ouro” abre o processo de pesquisa sobre os arquivos de atrizes cearenses, utilizando a poética do teatro documentário. No dia 24 (domingo), às 20h, a palestra-performance “O Museu Sem Fim de 1976 – sala 1: uma erótica da crítica” convida o público para uma visita guiada a um museu imaginário. Encerrando as apresentações teatrais, no dia 27 (quarta-feira), às 19h, “Entremeios Poéticos” mergulha no território criativo e poético do Reisado São Francisco e das Guerreiras Santa Lúcia.

Confira a programação completa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.



VEJA MAIS

Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa…

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto com normas para a educação em tempo integral…

Recebedor de pensão alimentícia pode pedir ressarcimento de imposto

Os contribuintes que receberam pensão alimentícia nos últimos cinco anos e pagaram Imposto de Renda…