PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
Após uma pausa no período das férias, o O Curso Popular de Astronomia retorna no mês de março
28 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS
Em março, o Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, retoma a oferta gratuita do Curso Popular de Astronomia, além de seguir com sessões lúdicas e atividades gratuitas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Com aulas gratuitas nos dias 2, 9, 16 e 23 (sábados), sempre com início às 15h30, na sede do Planetário, o minicurso abordará uma temática diferente a cada encontro. A formação é indicada para pessoas interessadas em Astronomia e Ciências afins, com idade a partir de 12 anos.
As inscrições são abertas sempre na quarta-feira anterior à aula da semana, a partir das 12h, no site do Dragão do Mar ou diretamente na página do Planetário , com limite de 50 vagas por turma.
Programação no Planetário Rubens de Azevedo
Abrindo a agenda de aulas do mês, no dia 2, a professora Sthephany Ruivo, Mestranda em Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), falará sobre “Astronomia Asteca: a Percepção do Céu a partir das Civilizações Mesoamericanas”, quando abordará como os astecas descobrem os segredos do céu através de suas crenças.
No dia 9, o professor Thiago Henrique, mestre em Engenharia de Telecomunicações e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), introduzirá conhecimentos sobre o “Nascimento, Vida e Morte das Estrelas”.
Já no dia 16, o professor Rubens Marreira, mestre em Ciências Físicas Aplicadas e licenciando em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), falará sobre “Telescópios”. Utilizando os modernos equipamentos de projeção do planetário Rubens de Azevedo, o facilitador apresentará a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos, seus diferentes tipo e funcionalidades, destacando ainda a sua importância para o conhecimento que temos do Universo.
Encerrando o cronograma de aulas, no dia 23, o professor de Física e Astronomia Guilherme Cruz ministrará fala sobre a “Corrida Espacial”, os avanços tecnológicos e consequentes impactos impulsionados pela disputa do pioneirismo na chegada à Lua.
Música nas Estrelas
Aos domingos (3, 10, 17, 24 e 31), sempre às 16h, tem Música nas Estrelas, programa de sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.
Noite das Estrelas
No dia 20 de março (quarta-feira), das 19h às 21h, o Planetário realiza mais um Noite das Estrelas, programa gratuito de observação astronômica a partir de um telescópio especial, disponibilizado ao público em geral para a visualização de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita e livre, por ordem de chegada. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.
Sessões Lúdicas
O Planetário mantém a oferta de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins, de quinta a domingo. Às quintas e sextas de janeiro, serão exibidas a infantil “Kaluoka’Hina – o Recife Encantado”, às 18h, e a juvenil-adulta “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo”, às 19h.
Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “Kaluoka’Hina – o Recife Encantado” (infantil), “Dois Pedacinhos de Vidro” (infanto-juvenil) às 18h, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (juvenil-adulta) às 19h, e “Stella Nova” (juvenil-adulta) às 20h. Excepcionalmente nos dias 10 e 11, no feriadão do Carnaval, serão realizadas as sessões entre 17h e 19h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto e na bilheteria física no Dragão.
Leia também | Exposição do pintor Rubens Amaral traz obras sobre diversidade e cultura do Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.