Categories: Ultimas Noticias

Limpeza do Edifício São Pedro revela acúmulo de lixo e presença de ratos

FORTALEZA

Decisão de demolir o edifício surgiu após laudos técnicos confirmarem a inviabilidade de sua recuperação, devido ao elevado risco de desabamento

 

8 de março de 2024

Portal GCMAIS

A operação de demolição do Edifício São Pedro, ícone histórico localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, já foi iniciada. Durante os trabalhos preliminares realizados nessa quarta-feira (6), equipes de limpeza encontraram ratos e grande quantidade de lixo acumulado no interior do edifício.

A decisão de demolir o edifício surgiu após laudos técnicos confirmarem a inviabilidade de sua recuperação, devido ao elevado risco de desabamento. Além disso, o Governo do Estado do Ceará revogou o interesse público no imóvel. Os trabalhos estão a cargo da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), responsável também por obras de requalificação viária e urbanização nas proximidades da construção.

Conforme informações da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as atividades iniciais de desmonte do imóvel estão a cargo de uma empresa especializada em demolições. No primeiro dia de intervenção, os procedimentos incluíram a limpeza minuciosa de todos os andares, a desratização do local, o remanejamento da rede elétrica e a instalação de refletores para melhorar a iluminação. Além disso, foi montado um platô para facilitar o acesso dos equipamentos de trabalho.

Vídeos divulgados pela Secretaria mostram a dimensão do desafio enfrentado pelos trabalhadores, com uma considerável quantidade de detritos acumulados nas dependências do prédio, bem como a presença visível de ratos saindo do local após a limpeza.

Paralelamente às ações de higienização, uma vistoria minuciosa foi realizada para identificar as áreas mais comprometidas da estrutura, permitindo o início da instalação das estruturas metálicas necessárias para o escoramento do edifício.

Ministério Público solicita proibição da demolição do Edifício São Pedro em Fortaleza

O Ministério Público do Ceará (MPCE) acionou o Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) em regime de urgência para barrar a anunciada demolição do Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza. A solicitação visa impedir que a Prefeitura de Fortaleza e os proprietários do imóvel prossigam com o plano de demolir a estrutura, cuja situação vem sendo acompanhada pelo órgão desde 2018.

A decisão de demolir o prédio histórico foi comunicada pelo prefeito José Sarto na segunda-feira (4), sob a justificativa de que o local se encontra em estado precário e em iminente risco de desabamento. O projeto de derrubada prevê o uso de máquinas pesadas, com uma estimativa de conclusão em aproximadamente 90 dias.

O Edifício São Pedro é considerado um patrimônio histórico de Fortaleza e recebeu um tombamento provisório em 2006, posteriormente confirmado definitivamente em 2015 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza (COMPHIC). No entanto, em 2021, a prefeitura emitiu um decreto rejeitando o tombamento definitivo do edifício.

Diante disso, o MPCE iniciou uma série de ações legais para proteger o prédio, incluindo uma Ação Civil Pública (ACP) em 2018 para proibir qualquer iniciativa de demolição. Embora a primeira tentativa tenha sido negada pelo TJCE em 2023, o MPCE continuou pressionando pela preservação do local, solicitando uma nova análise do caso e buscando declarar a importância histórico-cultural do Edifício São Pedro.

O processo judicial em curso ainda aguarda decisão, e o MPCE agora busca acelerar o trâmite do recurso apresentado em setembro de 2023. A expectativa é que o Tribunal de Justiça avalie a urgência do caso e analise o recurso para evitar a demolição do edifício, que representa uma parte significativa da história e identidade cultural de Fortaleza.

Leia mais | Edifício São Pedro será demolido ‘por grande risco de desmoronamento’, anuncia Sarto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Redação Seligafortal

Share
Published by
Redação Seligafortal

Recent Posts

Primeiro prazo para exame toxicológico de motoristas vence neste mês

Os condutores das categorias C, D e E que têm a Carteira Nacional de Habilitação…

8 meses ago

Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa…

8 meses ago

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto com normas para a educação em tempo integral…

8 meses ago

Recebedor de pensão alimentícia pode pedir ressarcimento de imposto

Os contribuintes que receberam pensão alimentícia nos últimos cinco anos e pagaram Imposto de Renda…

8 meses ago

Em novo depoimento, Mauro Cid fala sobre joias e tentativa de golpe

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento de aproximadamente nove…

8 meses ago

IBGE: inflação oficial sobe 0,83% em fevereiro

A inflação oficial de fevereiro ficou em 0,83%, quase o dobro do mês anterior, janeiro…

8 meses ago