A montadora britânica MG Motor, controlada pela chinesa SAIC Motor, anunciou nesta quinta-feira (25) que vai produzir veículos elétricos no Ceará. O investimento conjunto da MG e da Comexport, administradora do Polo Automotivo do Ceará (Pace), totaliza R$ 400 milhões e deve gerar 600 empregos diretos.
Dois modelos serão montados no polo automotivo de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza: o MG4 Urban, hatch de entrada da marca, e o MG S5 SUV, com maior potência. A previsão é que a produção comece em outubro deste ano.
Segundo Marcelo Freire, sócio da concessionária MG no Ceará, a aceitação do público tem sido expressiva. “O MG4 Urban teve o primeiro lote importado. Veio para o Ceará e nós já vendemos todos”, afirmou. O modelo é 100% elétrico, tem autonomia próxima de 250 quilômetros, sete anos de garantia e custa R$ 129 mil.
Leia mais: fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e do Mundo
Segunda marca no polo multimarcas
A formalização da chegada da MG ao Ceará ocorreu em cerimônia no Palácio da Abolição. Esta será a primeira planta de montagem da marca no Brasil. A MG Motor desembarcou no país em novembro de 2024 e atualmente oferece três modelos no mercado nacional. A marca foi fundada na década de 1920, na Inglaterra.
Rodrigo Teixeira, vice-presidente do Pace, destacou a importância do modelo multimarcas para a indústria automotiva brasileira. “Já alcançamos mais de 2 mil pedidos ‘made in Ceará’. Mais de 90% da força de trabalho empregada é cearense, mão de obra qualificada e dedicada”, disse.
O polo de Horizonte já abriga operações da General Motors (GM), que na semana passada anunciou a produção de um terceiro modelo eletrificado no local. O projeto pode receber novas marcas e modelos nos próximos anos, consolidando o Ceará como polo da mobilidade elétrica no Brasil.






