A Prefeitura de Fortaleza deu mais um passo para ampliar o acesso de estudantes ao transporte público da cidade. O prefeito Evandro Leitão (PT) encaminhou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (22), um projeto que expande o passe livre estudantil para sábados, domingos e períodos de férias escolares.
Pela proposta, cada aluno com carteirinha terá direito a duas passagens diárias nos ônibus de Fortaleza durante esses períodos. O benefício contempla estudantes do ensino fundamental ao superior, incluindo também o ensino técnico. A gratuidade ampliada está prevista para começar a valer a partir de 1º de julho, após sanção.
Leia mais: fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e do Mundo
Tramitação na Câmara
Nos bastidores do Legislativo municipal, a avaliação entre os vereadores é que o projeto deve ser aprovado sem maiores obstáculos. O vereador Aglaylson (PT), vice-líder do governo na Casa, foi designado como relator da proposta.
Alcance do benefício
Até o dia 1º de junho, segundo dados da gestão municipal, quase 245 mil carteirinhas de 2025 já haviam sido solicitadas e confeccionadas na capital cearense. Milhares de novos pedidos são registrados diariamente. A expansão do passe livre era uma das promessas de campanha de Evandro Leitão e deve se tornar uma das principais bandeiras da gestão na área de mobilidade urbana.






