O cruzamento das ruas 15 de Novembro com Antônio Fiúza, no bairro Montese, foi o primeiro ponto de Fortaleza a receber as novas câmeras inteligentes de monitoramento de trânsito. O equipamento, instalado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), vai calcular em tempo real o fluxo de veículos e ajustar automaticamente o tempo dos semáforos conforme a intensidade do tráfego.
A tecnologia dispensa a necessidade de operação remota por técnicos. Segundo a AMC, as câmeras utilizam o sistema de “laço virtual” para identificar e contabilizar a passagem dos veículos, sem captar, armazenar ou gravar imagens. O órgão reforça que os aparelhos não fiscalizam infrações nem aplicam multas.
Leia mais: fique por dentro das últimas notícias do Ceará, Brasil e do Mundo
Expansão do sistema
Nos próximos meses, outros importantes corredores da Capital receberão a mesma tecnologia. As avenidas Eduardo Girão e Alberto Magno, além da Rua Três Marias, estão na lista de prioridades. A previsão é que até o próximo semestre, 43 cruzamentos de Fortaleza contem com o sistema de câmeras inteligentes.
O Montese foi escolhido por causa do intenso fluxo de veículos e por ser um corredor estratégico de acesso ao Aeroporto de Fortaleza, à avenida Senador Carlos Jereissati e à BR-116. O sistema ainda passa por testes e configurações, com integração total à Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC prevista para os próximos dois meses.






